quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Choque circulatório


O Choque é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigénio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial.
O choque pode ter várias causas. Contudo as mais frequentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogénico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.

 

O que é edema de Reinke, doença cujo sintoma básico é rouquidão.

Essa doença se caracteriza por inchaço nas pregas vocais. A causa é uma irritação provocada pelo tabagismo. Parece que atinge mais as mulheres e em geral não causa grandes problemas. Mas parte delas tem a voz tão alterada que fica parecida com a masculina, o que as incomoda muito. Além disso, o inchaço pode fechar totalmente a laringe e levar à insuficiência respiratória.A causa do edema de Reinke é uma irritação intensa, crônica, provocada pelo tabagismo. O fenômeno normalmente surge quando a pessoa abusa da voz, seja falando demais, seja gritando durante horas em um show ou no campo de futebol. Desencadeador importante é ainda o refluxo gastroesofágico. Nesse caso, pode haver também pigarro e sensação de que há algo parado na garganta.O edema de Reinke, também em homenagem ao anatomista, caracterizase pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço de Reinke. À medida que o fluido se acumula, o espaço alarga, a ponto de, nos casos extremos, se tornar abaulado como uma bola de futebol americano.

EDEMA PULMONAR 


É o acúmulo anormal de líquido nos tecidos dos pulmões. Está entre as mais freqüentes emergências médicas e significa, muitas vezes, uma situação ameaçadora da vida quando ocorre abruptamente. Poderá ou não ter origem numa doença do coração.
O edema pulmonar é uma situação médica resultante de alguma doença aguda ou crônica ou de outras situações especiais. Problemas do coração, como cardiomiopatia ( doença do músculo do coração ), infarto agudo do miocárdio ou problemas nas válvulas do coração, que determinam uma fraqueza no bombeamento do sangue pelo coração, estão entre as principais causas do edema pulmonar. Quando o coração não funciona bem, o sangue acumula-se nos pulmões, o que leva à falta de ar. Já a infecção pulmonar (pneumonia) ou a infecção generalizada do corpo também leva ao edema pulmonar, mas por um mecanismo diferente. Outra alteração que leva ao edema pulmonar é a diminuição de proteínas circulantes no sangue, seja por problema nos rins ou no fígado. Quando o nível de proteína no sangue diminui, há uma tendência de acúmulo de líquidos nos pulmões. As reações alérgicas por uso de medicações, o uso de narcóticos para dor (morfina, por exemplo) ou como droga de abuso, e a radioterapia para tumores do tórax, podem também ocasionar o edema pulmonar. Quando uma pessoa muda rapidamente de um local de baixa altitude para um de alta, o edema pulmonar também pode ocorrer.